metropoles.com

Em 2023, comércio e PIB globais devem ficar abaixo da média de 12 anos

Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que, neste ano, o produto deve crescer 2,7% e os negócios entre os países, 1,7%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Westend61/ Getty Images
Navio cargueiro pertencente a pais-membro da OMC. Ele está sozinho no mar- Metrópoles
1 de 1 Navio cargueiro pertencente a pais-membro da OMC. Ele está sozinho no mar- Metrópoles - Foto: Westend61/ Getty Images

A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê um o crescimento de 1,7% dos negócios globais em 2023, depois de uma expansão de 2,7% observada em 2022. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o avanço mundial neste ano deve ficar em 2,4%, ante 3% no ano passado. As estimativas estão presentes no novo relatório da entidade, publicado nesta quarta-feira (5/4).

O detalhe é que tanto as projeções para o crescimento do comércio como do PIB estão abaixo da média dos últimos 12 anos. Elas foram, respectivamente, de 2,6% e 2,7%, de acordo com o documento Global Trade Outlook and Statistics (Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global).

Ainda assim, a previsão de alta para este ano, embora enxuta, é superior ao avanço de 1%, projetado em pela entidade em outubro. A melhora da estimativa, observaram os técnicos da OMC, foi resultado do relaxamento das medidas contra a Covid-19 adotadas na China.

Na avaliação dos economistas da OMC, a queda observada no comércio entre 2023 e 2022 é resultado de fatores como o “peso dos efeitos da guerra na Ucrânia, a inflação persistentemente alta, a política monetária mais restritiva e a incerteza do mercado financeiro”.

O economista-chefe da OMC, Ralph Ossa, afirmou: “Os efeitos prolongados da Covid-19 e as crescentes tensões geopolíticas foram os principais fatores que afetaram o comércio e a produção em 2022 e, provavelmente, esse será o caso em 2023″.

Ele observou que, além disso, outros problemas tornaram o cenário ainda mais restritivo. “Os aumentos das taxas de juros nas economias avançadas revelaram fraquezas nos sistemas bancários. Elas podem levar a uma instabilidade financeira mais ampla se não forem controladas”, afirmou. “Governos e reguladores precisam estar alertas para esses e outros riscos financeiros nos próximos meses”.

Para 2024, a OMC prevê um crescimento do comércio de 3,2%, com o PIB subindo para 2,6%. A entidade, no entanto, alertou: “Mas essa estimativa é mais incerta do que o normal devido à presença de riscos negativos substanciais, incluindo tensões geopolíticas, choques de oferta de alimentos e a possibilidade de consequências imprevistas do aperto monetário”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?