metropoles.com

Elon Musk diz que banco central foi “tolo” ao não cortar juros nos EUA

Para o bilionário, dono do X (ex-Twitter) e da Tesla, economia americana dá sinais de desaquecimento e taxa já deveria ter sido reduzida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
O bilionário Elon Musk, dono do Twitter
1 de 1 O bilionário Elon Musk, dono do Twitter - Foto: Getty Images

O bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e da Tesla (carros elétricos), entre outras companhias, entrou na briga contra os juros altos – neste caso, nos Estados Unidos. Ele afirmou neste domingo (4/8) que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) foi “tolo” e perdeu uma oportunidade de não reduzir a taxa na semana passada, que está fixada no intervalo entre 5,25% e 5,50%, o maior nível desde 2001. 

O comentário de Musk foi feito depois da divulgação, nas últimas semanas, de informações que sinalizam para um processo de desaquecimento da economia. Esse tipo de cenário poderia levar a uma queda da inflação – fato que justificaria o corte de juros (algo que seria bom para o Brasil). 

Soube-se na semana passada, por exemplo, que a taxa de desemprego dos EUA em julho avançou para perto da máxima de três anos, chegando a 4,3%. O dado aumentou temores sobre a deterioração do mercado de trabalho local, que poderia tornar a economia vulnerável a uma recessão.

Embora tenha mantido os juros no atual patamar, o Fed não descartou a possibilidade de redução da taxa na próxima reunião que fará para discutir o tema, entre 17 e 18 de setembro. O presidente do BC americano, Jerome Powell, reforçou essa possibilidade na quarta-feira (31/7). 

No caso de Musk, acrescente-se, os juros são importantes. A Tesla precisa de taxas baixas para elevar a venda de carros e vencer a disputa com os chineses pelo posto de maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Em janeiro, a empresa chegou a ser ultrapassada pela BYD, da China, nessa corrida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?