metropoles.com

Efeitos da reforma só serão sentidos no longo prazo, diz economista

Para Benito Salomão, reforma “reduz o contencioso tributário entre governo e empresas”. “Só por esse motivo, ela já é um grande avanço”, diz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de nota de dinheiro
1 de 1 Imagem colorida de nota de dinheiro - Foto: Getty Images

A reforma tributária, aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados na noite de quinta-feira (6/7), deve diminuir o contencioso judicial entre governo e empresas e tem potencial para aumentar o ritmo de crescimento da economia brasileira. Mas seus efeitos só serão sentidos no longo prazo.

A avaliação é do economista Benito Salomão, doutor em economia pelo PPGE-UFU e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Segundo ele, a proposta – que ainda precisa ser aprovada em dois turnos pelo Senado – deve ser o grande legado do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (veja o que melhora e o que piora com o novo texto).

“Temos de ter clareza de que a reforma tributária, assim como a reforma trabalhista (aprovada em 2017, no governo de Michel Temer), é uma reforma que vai tornar a economia brasileira mais produtiva e aumentar o PIB potencial da economia brasileira, mas seus efeitos são mais de longo prazo. Não são para agora”, afirma Salomão.

“Ainda resta a aprovação pelo Senado, temos de esperar para ver o que vai sair de lá. Mas a reforma me deixa otimista porque reduz o contencioso tributário entre governo e empresas. Só por esse motivo, ela já é um grande avanço”, diz o economista.

Para Salomão, outro ponto positivo é a simplificação do complexo sistema tributário brasileiro.

“A reforma também facilitará a cobrança e a arrecadação desses impostos. Ela é neutra do ponto de vista da carga tributária, sem previsão de aumento de impostos. É uma medida benéfica ao país. Talvez a grande medida deste governo”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?