metropoles.com

Economistas classificam como “duro” comunicado do Copom sobre a Selic

Especialistas ligados ao mercado financeiro dizem que nota do órgão do BC abre espaço para queda de juros, mas, talvez, só em setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raphael Ribeiro/BCB/Divulgação
Roberto Campos Neto (à dir.) com a diretoria do Banco Central / Raphael Ribeiro/BCB/Divulgação
1 de 1 Roberto Campos Neto (à dir.) com a diretoria do Banco Central / Raphael Ribeiro/BCB/Divulgação - Foto: Raphael Ribeiro/BCB/Divulgação

O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), justificou a decisão de manter a taxa básica de juros do país, a Selic, em 13,75% ao ano, por meio de um comunicado que surpreendeu economistas que atuam no mercado financeiro. “O BC reconheceu a melhora da conjuntura, mas afirmou que o processo desinflacionário ‘tende a ser mais lento’”, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. “Consideramos o comunicado duro.”

Débora Nogueira, economista-chefe da Tenax Capital, concorda com a afirmação. “O comunicado do Copom trouxe elementos mais duros do que a nossa expectativa”, afirma. “Mas o tom geral foi no sentido de abrir espaço para uma flexibilização da taxa nas próximas reuniões.”

Para Débora, a nota é “compatível” com uma redução da Selic em agosto, quando ocorre a próxima reunião do Copom. “Mas o BC optou por assegurar graus de liberdade e não se comprometeu com a queda de juros iminente”, afirma a economista.

Ela acrescenta que, para que o corte aconteça em agosto, a meta de inflação em 3% ao ano terá de ser confirmada na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), na próxima semana, e as projeções de inflação devem continuar caindo nas pesquisas semanais realizadas pelo BC, divulgadas no Relatório Focus.

Na análise de Daniel Cunha, estrategista-chefe da BGC Liquidez, por conta da “dureza” do comunicado, o BC pode estar olhando para uma redução da Selic não em agosto, mas a partir de setembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?