metropoles.com

Dono da maior corretora de bitcoins do mundo pode ficar 3 anos preso

Foi essa a condenação que a Justiça americana pediu para Changpeng Zhao, cofundador da Binance, a plataforma de negociação de criptomoedas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
changpeng-zhao-binance2
1 de 1 changpeng-zhao-binance2 - Foto: Reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, conhecido pela sigla DoJ, em inglês, pediu uma condenação de três anos de prisão para Changpeng Zhao, o fundador e ex-diretor executivo da Binance, a maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo.

No final de 2022, a Binance declarou-se culpada por violar sanções e leis de combate à lavagem de dinheiro nos EUA. A empresa foi multada em US$ 4,3 bilhões e concordou em ser supervisionada pelas autoridades americanas. Zhao deixou o cargo de CEO da companhia na ocasião. 

Para o Departamento de Justiça, se fixada em três anos, a sentença “não apenas enviará uma mensagem para Zhao, mas para o mundo”. A medida, acrescentou o órgão, deve punir “efetivamente o executivo por seus atos criminosos e dissuadir outros”. Uma condenação de três anos, contudo, representa o dobro do que analistas previam para o caso.

O episódio de Zhao, na Binance, é o segundo grande julgamento neste ano de um executivo de criptomoedas nos tribunais americanos. Sam Bankman-Fried, cofundador da FTX, outra grande bolsa do setor, foi condenado a 25 anos de prisão em março. Ele foi considerado culpado por aplicar um golpe de mais de US$ 10 bilhões nos investidores da empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?