Dólar vai a R$ 4,77, o menor valor em um ano; Bolsa dispara
Dia foi marcado por projeções de queda da inflação e da taxa de juros, além de baixa liquidez por causa de feriado nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado abriu a semana com duas boas notícias. Nesta segunda-feira (19/6), o dólar fechou em queda de 0,92%, cotado a 4,775, o menor nível em um ano. Além disso, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), registrou alta de 0,93%, operando aos 119.859 pontos.
O resultado da B3, num dia de baixa liquidez por ser feriado nos Estados Unidos, foi puxado pelo avanço da cotação das ações como as da Petrobras, com forte impacto sobre o Ibovespa. Com isso, o índice recuperou sua tendência de alta interrompida na sexta-feira (16/6).
O pregão também sofreu influência do Relatório Focus, no qual o Banco Central (BC) regista a média da expectativa de cerca de 150 analistas do mercado. De acordo com o levantamento do BC, as rojeções são de queda para a inflação e para a taxa básica de juros, a Selic, além de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional neste ano.