metropoles.com

Diante da manutenção da Selic, dólar sobe e fecha a R$ 5,49

O Ibovespa começou a semana com alta de 0,94%, aos 136.888 pontos, maior patamar de encerramento de um pregão na história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Illustration by Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Dólar - Dinheiro - aumento do dólar - queda do dólar
1 de 1 Dólar - Dinheiro - aumento do dólar - queda do dólar - Foto: Illustration by Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O dólar fechou em alta de 0,24% nesta segunda-feira (26/8), valendo R$ 5,49. A moeda ganhou força no Brasil diante da perspectiva de que o Banco Central mantenha a taxa Selic em 10,5% ao ano até o final do ano.

A cotação da moeda americana também foi influenciada pela espera por novos dados de inflação nos Estados Unidos e pela escalada das tensões no Oriente Médio. Com incertezas sobre os crescentes conflitos na região, investidores buscam ativos como o dólar e o ouro.

Durante o mês de agosto, o dólar acumula baixa de 2,88%. Pela manhã, no boletim Focus, foram atualizadas as expectativas para inflação, PIB, dólar e juros, e o mercado ainda aposta na Selic em 10,5% ao ano até o final do ano.

Os analistas do mercado financeiro aumentaram a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país, para este ano pela sexta semana seguida. Além disso, os economistas elevaram a projeção do índice para 2025. A projeção de 2024 passou de 4,22% para 4,25%. Enquanto a para 2025 foi de 3,91% para 3,93%.

Também pela manhã, o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o BC assumiu uma postura mais conservadora, e que a avaliação do atual cenário econômico do país exige cautela. Segundo ele, o BC está “dependente de dados” para definir a taxa básica de juros do país, a Selic.

O Ibovespa começou a semana com alta de 0,94%, aos 136.888 pontos, um avanço de 1.280 ponto, O índice foi impulsionado pelas declarações de Galípolo, e pela alta firme dos papéis da Vale e da Petrobras. Durante a sessão, o índice chegou aos 137.013,05 pontos, na máxima do dia. O fechamento de hoje marca também o maior patamar de encerramento de um pregão na história, superando os 136.463,65 pontos da quarta-feira passada (21/8).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?