metropoles.com

Dólar sobe e fecha a R$ 5,62. Bolsa cai puxada pela Azul

A desvalorização do real é reflexo da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. Dólar tem 4ª alta consecutiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

O dólar encerrou esta quinta-feira (29/8) em alta de 1,20%, valendo R$ 5,62. Foi a quarta alta consecutiva da moeda. A desvalorização do real é reflexo da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, divulgado nesta manhã. Os dados revelaram um crescimento de 3%, percentual maior que os 2,8% inicialmente estimado.

A economia americana cresceu impulsionada por um aumento nos gastos dos consumidores e pela recuperação dos lucros de algumas empresas. Com essa melhora, analistas acreditam que o Federal Reserve (FED) deve fazer cortes nos juros em setembro.

Internamente, investidores repercutiram a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central. O atual diretor de Política Monetária do BC vai substituir Roberto Campos Neto e deve ser sabatinado no Senado no dia 9 de setembro. Após passar pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, precisará ser aprovado pelo plenário da Casa, em votação secreta. 

Na contramão do dólar, o Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,95%, aos 136.041 pontos. Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,32% na semana, alta de 6,57% no mês e ganhos de 1,38% no ano.

O índice foi puxado pela desvalorização das ações da Azul. Às 11h20, os papéis da empresa entraram em leilão por dez minutos, ao atingir o patamar de queda de 25,52%. 

A queda brusca correspondia à notícia da agência Bloomberg, de que a Azul está avaliando opções que vão desde uma oferta de ações a um pedido de proteção contra credores nos Estados Unidos, conhecido como “Chapter 11”, enquanto luta para cumprir obrigações de dívida com vencimento iminente. A empresa anunciou nesta quinta-feira um novo plano estratégico para sua estrutura de capital e posição de liquidez, em meio a dificuldades operacionais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?