Com ata do Copom e risco fiscal, dólar sobe e é negociado a R$ 5,79
O mercado segue ainda à espera da divulgação das medidas de cortes de gastos do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O dólar comercial abriu as negociações desta terça-feira (12/11) em alta contra o real. Perto das 9h15, a moeda era negociada em alta de 0,35%, cotada a R$ 5,79. O mercado reage à ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que citou a chance de alongar o processo de aperto das condições financeiras por conta da deterioração das expectativas de inflação.
“O ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo de aperto monetário serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, afirmou o comitê.
O mercado segue ainda à espera da divulgação das medidas de cortes de gastos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A data de anúncio das medidas, com posterior encaminhamento ao Congresso Nacional, está a cargo do Palácio do Planalto. As medidas, que dependerão de aprovação dos parlamentares, estão sendo preparadas pela Casa Civil, de acordo com o ministro Fernando Haddad.
Apesar do otimismo de Haddad, a agenda internacional pode interferir no ritmo das negociações. A 19ª reunião de cúpula do G20 começa na próxima segunda (18/11), no Rio de Janeiro, encerrando a presidência brasileira do bloco.
Nesta semana, além dos preparativos para a reunião do Grupo dos Vinte, autoridades já direcionam as atenções para a 29ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP29, que começou na segunda, em Baku, no Azerbaijão. Sem Lula, a comitiva brasileira é chefiada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), e já começou a chegar ao país.
O Ibovespa abriu o pregão em baixa de 0,01%, aos 127.863 pontos