Dólar em queda após divulgação de alta da inflação
Inflação voltou a acelerar em julho e subiu 0,38% no mês. Segundo o IBGE, a alta foi devido ao aumento da gasolina e das passagens aéreas
atualizado
Compartilhar notícia
O dólar comercial opera em queda nesta sexta-feira (9/8) sendo negociado a R$ 5,50. O movimento é resultado da combinação de dois fatores. Um deles, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, veio acima do esperado, com uma alta de 0,38% nos preços em julho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi devido ao aumento da gasolina e das passagens aéreas.
O dado segue em linha com o discurso conservador do diretor de política monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galipolo, que nessa quinta-feira (8/8), após o fechamento do mercado à vista, disse que o atual cenário atual é “desconfortável” para o objetivo de alcançar a meta de inflação de 3%, já que as projeções do IPCA até 2026 são tratadas como acima da meta.
Galipolo afirmou ainda que não faz sentido ele não poder votar em um aumento da taxa Selic só porque é indicado do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é contra os juros altos. “Muitas vezes eu assisto um receio, uma dúvida, para usar o linguajar que eu escuto, de que os diretores indicados pela gestão do presidente Lula não poderiam votar pela elevação da taxa de juros […] Não faz muito sentido imaginar que você vai passar quatro anos sem poder fazer algo nesse sentido. Está muito claro, ao colocar na ata ‘de maneira unânime’, que todos os diretores estão dispostos a fazer aquilo que for necessário para perseguir a meta”, afirmou.
Esse é o quarto dia seguido de queda do dólar. Já o Ibovespa tem alta firme impulsionado por resultados positivos das companhias no segundo trimestre. Por volta de 13h15, o Ibovespa subia 0,84%, aos 129.742 pontos.