Dólar opera em alta com pessimismo no exterior; bolsa abre em baixa
Mercado repercute recados dos Bancos Centrais pelo mundo, com perspectiva de manutenção do aperto monetário e temor sobre recessão global
atualizado
Compartilhar notícia
Fechando uma semana marcada por duros recados de Bancos Centrais no Brasil e no mundo – com altas de juros ou indicações de que o aperto deve continuar no combate à inflação –, o dólar operava em alta na manhã desta sexta-feira (23/6).
Às 10 horas, a moeda americana avançava 0,4% e era negociada a R$ 4,791.
No dia anterior, o dólar teve leve alta de 0,08%, a R$ 4,77. Com o resultado, ainda acumula queda de 5,94% no mês e de 9,59% no ano.
Nesta semana, os investidores repercutiram mensagens duras dos Bancos Centrais dos Estados Unidos (o Federal Reserve), da Inglaterra (BoE) e da Europa (BCE). Todos eles deixaram claro que o aperto monetário para combater a inflação ainda está longe de terminar.
Nos últimos dias, aumentou a percepção no mercado de que o mundo pode enfrentar uma recessão econômica em breve.
Ibovespa
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil, abriu o último pregão da semana em leve baixa, também acompanhando o mau humor externo.
Às 10h20, o índice recuava 0,04%, aos 118.888,63 pontos.
Na véspera, o Ibovespa fechou em baixa de 1,23%, aos 118,9 mil pontos. Apesar do resultado negativo, o índice acumula ganhos de 9,78% em junho e de 8,38% em 2023.