metropoles.com

Dólar fecha em queda pela sétima vez seguida, a R$ 5,86

Moeda americana recuou 0,73% em relação ao real, embora tenha registrado valorização frente as principais divisas negociadas no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Onur Coban/Anadolu Agency/Getty Images
Dólar americano
1 de 1 Dólar americano - Foto: Onur Coban/Anadolu Agency/Getty Images

O dólar fechou em queda pela sétima vez seguida. Nesta terça-feira (28/1), ele recuou 0,73% frente ao real, cotado a R$ 5,86, o menor patamar desde novembro. A redução ocorreu na contramão do desempenho global da moeda americana, que se valorizou frente às divisas mais negociadas no mundo.

Na avaliação de analistas, a última semana está sendo marcada por um fluxo de entrada de investidores estrangeiros no Brasil. Isso resulta numa maior oferta de dólares no mercado nacional, o que derruba internamente a cotação da moeda americana.

Além disso, há um surpreendente “efeito Donald Trump”, contribuindo para a calmaria do mercado de câmbio. Ele é resultado da ausência de medidas radicais por parte do presidente americano em relação às tarifas de importação de produtos para os Estados Unidos.

Com o resultado desta terça-feira, o dólar acumulou queda de 0,83% frente ao real na semana. Em janeiro, o recuo está em 5,03%.

Bolsa em queda

A Bolsa brasileira (B3) fechou em queda de 0,62%, aos 124.085 pontos. “A baixa do Ibovespa (o principal índice da B3), associada ao recuo do dólar, mostra que os estrangeiros não estão vindo para o Brasil para investir na Bolsa”, diz Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos. “Eles estão buscando renda fixa, aproveitando a alta dos juros no país.”

Nesta quarta-feira (29/1), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciará a nova taxa básica de juros do país, a Selic. A expectativa do mercado é de que ela seja elevada em um ponto percentual, passando dos atuais 12,25% para 13,25% ao ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?