metropoles.com

Dólar fecha em alta, a R$ 5,43, em dia de ataque de Lula a Campos Neto

Dólar teve mais um dia instável após o presidente Lula criticar o presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, e os incentivos fiscais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Illustration by Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Dólar - Dinheiro - aumento do dólar - queda do dólar
1 de 1 Dólar - Dinheiro - aumento do dólar - queda do dólar - Foto: Illustration by Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O dólar fechou em alta de 0,22% nesta terça-feira (18/6), cotado a R$ 5,434, após o mercado reagir a novas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desta vez, o alvo de Lula foi o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Lula disse que o órgão regulador é a “única coisa desajustada” no Brasil e que Campos Neto “trabalha para prejudicar o país”.

“Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está”, disse Lula, em entrevista à rádio CBN.

Com o resultado desta terça, a moeda norte-americana soma alta de 0,96% na semana e de 3,51% no mês. Desde o começo de janeiro, a alta acumulada é de 11,97% frente ao real.

Além de reagir às críticas de Lula, o dólar também tem tendência de alta por conta do ambiente externo, que reage à manutenção da taxa de juros da economia norte-americana, anunciada na semana passada pelo Federal Reserve (FED), o banco central dos EUA.

Isso afeta as economias emergentes ao incentivar os grandes investidores a manter o dinheiro nos EUA recebendo juros que dão bom retorno frente à inflação local, não compensando o risco de investir em países menos estáveis.

No mercado interno, a falta de clareza de quais serão os cortes de despesas que o governo Lula estuda promover mantém as incertezas em relação à responsabilidade fiscal.

O economista-chefe da Nomad, Danilo Igliori, resumiu: “A combinação juros altos nos EUA com incertezas sobre os caminhos da política econômica no Brasil tem sido explosiva para o câmbio”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?