metropoles.com

Dólar dispara depois de divulgação de dados sobre emprego nos EUA

Números do mercado de trabalho vieram acima do esperado. Isso indica que economia americana está aquecida e juros podem demorar para cair

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
nota de dólar americano com bandeira dos EUA ao fundo
1 de 1 nota de dólar americano com bandeira dos EUA ao fundo - Foto: Getty Images

A cotação do dólar à vista disparou desde o fim da manhã desta sexta-feira (6/12). Por volta das 14h30, a moeda americana registrava alta de 1,20%, cotada a R$ 6,08. Às 9h20, pouco depois da abertura do mercado, a elevação era de apenas 0,24%, a R$ 6,02, o que naquele momento indicava estabilidade em relação ao real.

O valor do dólar foi afetado pelos dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, o “payroll”, divulgados às 10h30 (horário de Brasília). De acordo com o Departamento do Trabalho americano, foram criados 227 mil vagas de emprego em novembro no país. O mercado esperava algo em torno de 200 mil.

Para os analistas, a diferença mostra que a economia americana segue aquecida. Tal cenário reduz a perspectiva de queda de juros nos EUA. Isso não necessariamente num cenário imediato, mas no médio prazo.

Na próxima semana, o Federal Open Market Comittee (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), decidirá o valor dos juros americanos. As expectativas apontam para um corte de 250 pontos-base, o que levará a taxa a um intervalo entre 4,25% e 4,50%.

Os juros fixados nos EUA têm forte influência sobre a economia global. Se a perspectiva é de queda, a tendência é que ocorra um fortalecimento das Bolsas de Valores e um enfraquecimento da pressão global de alta da moeda americana. Se a previsão é de manutenção ou alta da taxa, dá-se o contrário: as ações caem e o dólar sobe em relação às demais moedas em todo o mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?