metropoles.com

Dólar dispara a R$ 5,74 e Bolsa cai com tensão no Oriente Médio

O “índice do medo”, um indicador de estresse global, também registrou alta, depois da morte de líderes do Hamas e do Hezbollah

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

O dólar voltou a disparar nesta quinta-feira (1º/8). Por volta das 16h30, a moeda americana registrava alta de 1,53%, cotada a R$ 5,74. Esse foi o maior patamar alcançado nas negociações que antecedem o fechamento – intradiárias, no jargão – desde 2021. No mesmo horário, a Bolsa brasileira (B3) registrava queda de 0,31%, aos 127.257 pontos.

Na avaliação de Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos, a arrancada do dólar está relacionada, notadamente, às preocupações do mercado com a situação no Oriente Médio.

A tensão geopolítica acentuou-se na região depois dos assassinatos de um chefe militar do Hezbollah, em Beirute, e do principal líder político do Hamas, em Teerã. Os dois episódios aumentaram as incertezas sobre as negociações de cessar-fogo em Gaza e elevaram os temores de que o Oriente Médio possa mergulhar numa guerra regional. 

Vieira Junior observa que o índice VIX, conhecido como “índice do medo”, um indicador do estresse global, saltou de 16,02 às 9h desta quinta-feira para 19,43 às 14h. “Foi uma elevação muito rápida e sempre que isso acontece as pessoas tentam se proteger comprando dólares”, diz o analista. 

Na quarta-feira, decisões em torno do nível dos juros no Brasil e nos Estados Unidos também contribuíram para manter o dólar em alta, ainda que de forma menos direta. Os Bancos Centrais dos dois países decidiram manter as taxas elevadas (10,50% no Brasil e no intervalo de 5,25% e 5,50% nos EUA). O BC brasileiro emitiu um comunicado mais duro do que o esperado pelo mercado, o que, para alguns analistas, abriu a porta para um aumento da taxa ainda neste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?