metropoles.com

Dólar desaba com perspectiva de corte acentuado de juros nos EUA

Por volta das 12h30, moeda americana registrava queda de 1,23%, cotada a R$ 5,55. No mesmo horário, a Bolsa subia 1,22%

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

O dólar opera em forte queda na manhã desta sexta-feira (13/9). Por volta das 12h30, a moeda americana recuava 1,23 frente ao real, cotada a R$ 5,55. No mesmo horário, a Bolsa brasileira (B3) subia 1,18%, aos 135.616 pontos.

O movimento positivo para a economia brasileira, tanto no câmbio quanto da B3, seguia o mercado global. “O dólar está caindo no mundo todo e as Bolsas europeias e a americana também sobem”, diz Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos.

Um dos impulsos para esses saltos foi dado pelo aumento da perspectiva de um corte maior dos juros dos Estados Unidos, na quarta-feira (18/9), na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), órgão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). 

É isso o que mostra a ferramenta FedWatch, da CME, que toma o pulso do mercado sobre a possibilidade de corte da taxa nos EUA. Hoje, ela mostra que os contratos futuros de juros embutem uma chance de 53% de uma redução de 0,25 ponto percentual e de 47% de uma queda de 0,50 ponto percentual.

Diante desse quadro, também está caindo a perspectiva de remuneração dos títulos do Tesouro americano, os Treasuries, considerados os mais seguros do mundo. Isso favorece o avanço de aportes em ativos de renda variável, que têm maior risco, como as ações negociadas em Bolsa e reduz a pressão de alta do dólar frente outras moedas globais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?