metropoles.com

Dólar a R$ 4,92 derruba a Bolsa e exportadoras, como Vale e Marfrig

A Bolsa de Valores recuou 0,4%, interrompendo a sequência de 3 sessões de alta, por causa da desvalorização do dólar e das exportadoras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida do painel da Bolsa de Valores de São Paulo
1 de 1 Imagem colorida do painel da Bolsa de Valores de São Paulo - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, encerrou a quinta-feira (13/4) em queda de 0,4%, aos 106.458 pontos. O recuo de hoje quebrou uma sequência de três pregões de alta, mas a Bolsa mantém uma valorização de mais de 5% na semana.

O humor do mercado foi ditado pela queda do dólar. A desvalorização acentuada da moeda americana (leia mais sobre o dólar abaixo) afeta as ações das empresas brasileiras que exportam para outros países, pois, mesmo enviando para o exterior o mesmo volume de mercadorias, o faturamento em reais será menor.

As ações da Vale, empresa de maior peso no Ibovespa, recuaram 1,3%. Além da desvalorização do dólar, a queda na cotação do minério de ferro na China contribuiu para o mau-humor dos investidores em relação ao papel.

Outro setor que foi penalizado pelo câmbio foi o de frigoríficos. Os três piores desempenhos da Bolsa no dia foram da BRF (dona da Sadia e Perdigão), Marfrig e Minerva, com desvalorização de cerca de 7%.

Já entre as maiores altas do dia está a da construtora MRV, que subiu 6%. A empresa divulgou a prévia operacional do primeiro trimestre, que mostrou um salto de 20% na venda de novos imóveis, em relação ao mesmo período do ano passado.

Dólar

O dólar recuou 0,3%, aos R$ 4,92. Com isso, a moeda americana renovou o menor patamar desde meados do ano passado. O câmbio tem sido influenciado positivamente pela proposta do arcabouço fiscal e pelo recuo da inflação no Brasil e nos Estados Unidos.

Na semana, o dólar acumula queda de 2,5%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?