Divorciados são os que mais demoram para quitar dívidas, diz Serasa
Pesquisa que avaliou como o estado civil impacta na organização financeira mostra ainda que solteiros são os que mais devem
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os devedores brasileiros, a maior parte é formada por solteiros (44%). Depois deles, vêm os casados (42%), os divorciados (12%) e, por fim, os viúvos (2%). É isso o que mostra uma pesquisa realizada pela Serasa, divulgada nesta sexta-feira (29/12), que analisa o impacto do estado civil na organização financeira das pessoas.
De acordo com o levantamento, embora estejam em terceiro lugar entre os devedores, os divorciados são os que mais demoram para quitar suas dívidas. Nessa turma, 49% devem há mais de dois anos, número que representa 3% a mais que a média de 46% identificada pela enquente. Além disso, 6% dizem que já desistiram de pagar suas dívidas.
Na classificação por idade, a análise constatou que o maior número de endividados se concentra na faixa de 31 a 40 anos;. Eles representam 28% do total. Outros 24% têm entre 41 e 49 anos; 21%, entre 50 e 60; e 13%, entre 25 a 30. Os mais novos, de 18 a 24, e os mais velhos, com 61 anos ou mais, registram o menor número de inandimplentes, com 7% em cada grupo.
O desemprego (23%), a redução de renda (20%) e a falta de controle ou desorganização financeira (12%) foram apontados como os principais motivos para o endividamento. Entre os que participaram do estudo, que entrevistou 11.541 inadimplentes cadastrados na base de dados da Serasa em outubro deste ano, 52% eram homens e 48% mulheres.