metropoles.com

Disparada do agro garante PIB acima do esperado no 1º trimestre

Alta de 1,9% do PIB do Brasil se deve, principalmente, ao salto do agro, que avançou mais de 21% no primeiro trimestre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de trator realizando colheita de grãos de soja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de trator realizando colheita de grãos de soja - Metrópoles - Foto: Getty Images

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano, com alta de 1,9%, acima das expectativas do mercado, se deve, principalmente, à força do agropecuária.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (1º/6), a disparada do agro foi determinante para o bom desempenho da economia do país entre janeiro e março. No primeiro trimestre do ano, a alta do setor foi de 21,6% – a maior alta desde o quarto trimestre de 1996.

Bem abaixo do desempenho do agro, aparecem o setor de serviços (que cresceu 0,6% no período) e a indústria (que ficou estável, com ligeira queda de 0,1%).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o salto da agropecuária foi de 18,8%. O resultado é explicado, segundo o IBGE, pelo bom desempenho dos produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre e pelos índices de produtividade.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, o principal cultivo, teve ganhos de produtividade e crescimento significativo na produção anual (24,7%).

Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas também avançaram entre janeiro e março, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).

“A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da agropecuária”, afirma Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

O agro é o principal motor da economia neste começo de ano devido a uma safra recorde de grãos. Como o Metrópoles mostrou, a queda no preço das commodities tem feito os produtores terem de vender grãos e gado a preço menor, mas, para efeitos do PIB, o alto volume é o que importa neste momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?