metropoles.com

Nos EUA, dirigentes do Fed cogitam parar de subir juros em junho

Ata da última reunião do Fomc, comitê responsável pela definição da taxa de juros nos EUA, foi divulgada nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images)
Federal Reserve Chair Jerome Powell Testifies Before The Senate Banking Committee
1 de 1 Federal Reserve Chair Jerome Powell Testifies Before The Senate Banking Committee - Foto: Win McNamee/Getty Images)

Parte dos dirigentes responsáveis pela política monetária do Fed, banco central dos Estados Unidos, passou a cogitar uma pausa nas altas de juros a partir da próxima reunião, em junho.

O debate foi detalhado na ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), responsável pela definição da taxa de juros. O comitê se reuniu nos últimos dias 2 e 3 de maio, e a ata do encontro foi divulgada nesta quarta-feira (24/5).

Desde o ano passado, o Fed promoveu dez altas consecutivas na taxa de juros. O patamar atual é o maior desde agosto de 2007.

A ata da última reunião aponta que os membros do Fomc estavam divididos sobre o que fazer a partir do próximo mês. Enquanto parte dos membros defendeu uma nova alta devido à desinflação vista como “lenta”, outra parte destacou que há uma expectativa de desaceleração na economia americana no segundo semestre, o que removeria a necessidade de intensificar o aperto monetário.

Pausa é defendida por “vários” membros

A ata do Fomc não deu detalhes sobre quantos dos membros defendem cada ponto, mas o comunicado informou que “vários” teriam pontuado que “maior aperto monetário após esta reunião talvez não seja necessário”. Enquanto isso, no termo usado na ata, “alguns” teriam pontuado a necessidade de seguir em trajetória de aperto monetário para garantir uma desinflação mais rapidamente.

Chamou atenção de analistas de mercado nesta quarta-feira o fato de que o texto, com essa escolha de palavras, dá a entender que há maioria no Fomc a favor de uma possível pausa no aperto monetário. Novos dados macroeconômicos divulgados nas próximas semanas devem ajudar a embasar a decisão dos membros até a próxima reunião, marcada para 13 e 14 de junho.

Taxa de juros dos EUA está hoje de 5% a 5,25%

Na última reunião, em maio, a decisão do comitê foi de elevar a taxa de juros americana em 0,25 ponto percentual. A taxa de juros nos EUA está hoje na banda entre 5% e 5,25% (a taxa no país é estabelecida em bandas, diferente do que ocorre com a taxa Selic no Brasil, hoje em 13,75%).

Quando o Fed iniciou o processo de aperto monetário, em janeiro de 2022, a taxa estava quase zerada (entre zero e 0,25%). A decisão por elevar os juros nos EUA ocorreu em meio a pressões inflacionárias no país, que chegou a sua maior inflação em 40 anos em 2022, após o início da guerra na Ucrânia e alta em preços de energia e alimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?