metropoles.com

Desemprego sobe para 8,8% e atinge 9,4 milhões de brasileiros, diz IBGE

Índice de desemprego veio ligeiramente abaixo das projeções do mercado; total de desocupados subiu 10% em relação ao trimestre anterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo anápolis
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho com pessoas caminhando na rua desfocadas ao fundo anápolis - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A taxa média de desemprego no Brasil ficou em 8,8% no trimestre encerrado em março deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (28/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O total de pessoas sem emprego no país chegou a 9,4 milhões, alta de 10% (860 mil pessoas) em relação ao trimestre imediatamente anterior. A taxa de desocupação subiu 0,9 ponto percentual na comparação com o último trimestre do ano passado, quando estava em 7,9% .

Em relação ao primeiro trimestre de 2022, no entanto, houve queda de 21,5% na taxa de desemprego (2,5 milhões de pessoas sem emprego a menos). Na ocasião, o índice era de 11,1%.

O índice de desemprego de março veio abaixo do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv projetava taxa de desocupação pouco maior, de 9%.

“Esse movimento de retração da ocupação e expansão da procura por trabalho é observado em todos os primeiros trimestres da pesquisa, com exceção do ano de 2022, que foi marcado pela recuperação pós-pandemia”, observa Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Segundo Beringuy, “esse resultado do primeiro trimestre pode indicar que o mercado de trabalho está recuperando seus padrões de sazonalidade, após dois anos de movimentos atípicos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?