Desemprego sobe no Reino Unido, mas os salários também
Apesar do aumento do desemprego no Reino Unido, quem está trabalhando foi beneficiado pelo crescimento expressivo da remuneração regular
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de desemprego no Reino Unido registrou uma leve oscilação em julho deste ano, para 4,3%, ante 4,2% do mês anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12/9) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
A taxa de inatividade econômica subiu 0,1 ponto percentual, para 21,1%, e foi mais alta no grupo dos jovens entre 16 e 24 anos.
Remuneração sobe
Apesar do aumento do desemprego no Reino Unido, quem está trabalhando foi beneficiado pelo crescimento expressivo da remuneração regular.
Ela subiu 7,8% entre maio e julho e é a maior desde o início da série histórica, em 2001.
A alta anual da remuneração média dos trabalhadores foi de 8,5%. Em termos reais (ajustados pela inflação no período), o crescimento anual do salário foi de 1,2%, enquanto a remuneração regular subiu 0,6%.
O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.