metropoles.com

Desemprego recua em sete estados e no Distrito Federal, diz IBGE

Segundo o IBGE, a maior queda do desemprego foi registrada no Distrito Federal, onde o índice de desocupação caiu de 12% para 8,7%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho e pessoas passando ao fundo, desfocadas
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho e pessoas passando ao fundo, desfocadas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O índice de desemprego registrou queda em sete estados e no Distrito Federal no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No fim de julho, o órgão divulgou que a taxa média de desemprego no Brasil, no período, ficou em 8%. Trata-se do menor patamar de desemprego para um trimestre encerrado em junho desde 2014.

Segundo o IBGE, a maior queda da desocupação foi registrada no Distrito Federal, onde o desemprego caiu de 12% para 8,7%, e no Rio Grande do Norte, de 12,1% para 10,2%.

São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Mato Grosso também tiveram queda no índice. Os demais estados apresentaram estabilidade.

Em São Paulo, o desemprego caiu de 8,5% para 7,8% entre o primeiro e o segundo trimestres. No Rio de Janeiro, houve estabilidade, de acordo com a classificação do IBGE, com um leve recuo de 11,6% para 11,3%.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, todas as unidades da Federação mostraram tendência de queda do desemprego no segundo trimestre, embora essa redução tenha sido estatisticamente significativa apenas em oito delas.

“Após o crescimento do primeiro trimestre, em certa medida pela busca de trabalho por aqueles dispensados no início do ano, no segundo trimestre essa procura tende a diminuir”, explica.

Nordeste e Sul

Apesar de o desemprego ter recuado na região Nordeste, todos os estados nordestinos apresentam taxas de desocupação maiores do que a média do país.

O índice mais alto é o de Pernambuco (14,2%), seguido pela Bahia (13,4%). Ambos os estados registraram estabilidade em relação ao trimestre anterior.

Quatro das cinco regiões do Brasil registraram queda no índice de desemprego. A exceção foi o Sul do país, que ficou estável.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?