Desemprego no Reino Unido vai a 4,2%, maior taxa desde 2021
Total de desempregados em junho foi de 1,439 milhão. Desemprego ficou acima das estimativas do mercado, que giravam em torno de 4%
atualizado
Compartilhar notícia
O índice de desemprego no Reino Unido subiu para 4,2% no trimestre encerrado em junho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (15/8) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
Em maio, a taxa de desocupação era de 4%, também na base de comparação anual. O resultado de junho veio acima das estimativas do mercado, que giravam em torno de 4%. Trata-se do mais alto patamar de desemprego no Reino Unido desde outubro de 2021.
O total de desempregados no Reino Unido, no fim de junho, era de 1,439 milhão de pessoas.
Apesar do aumento da desocupação, houve crescimento anual de 7,8% do salário médio, a maior expansão desde 2001. Incluindo bônus salariais, esse aumento foi de 8,2% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado.
PIB
Na semana passada, o Reino Unido divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em junho. Segundo o ONS, a economia britânica avançou 0,5%, na comparação com o mês anterior, e 0,9%, em relação ao mesmo período do ano passado.
O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.