Desemprego no Reino Unido registra leve alta e atinge 3,8%
O desemprego no Reino Unido registrou pequeno aumento de 0,1 ponto percentual; o índice de inatividade econômica sofreu queda para 21,1%
atualizado
Compartilhar notícia
O desemprego no Reino Unido registrou uma pequena alta de 0,1 ponto percentual no trimestre que abrange dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. Segundo informou o governo britânico nesta terça-feira (18/4) , a taxa de desocupação chegou à marca dos 3,8%.
De acordo com o escritório nacional de estatísticas (ONS), instituição que mede o desemprego no Reino Unido, o aumento da taxa de trabalhadores sem ocupação formal foi impulsionado por pessoas desocupadas por até seis meses.
O ONS informou, ainda, que o crescimento da média salarial (com bônus) dos trabalhadores no Reino Unido avançou 5,9%. Já os salários regulares (sem bônus) apresentaram crescimento de 6,6% entre os trabalhadores no período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023.
Trabalhadores mais jovens
Outro índice medido pelo órgão de estatísticas é o de inatividade econômica, que caiu 0,4 ponto percentual no mesmo período, para 21,1%. Essa taxa abrange o contingente de pessoas que não estão na força de trabalho.
Segundo a análise do governo britânico, a taxa de inatividade econômica no país registrou queda no trimestre impulsionada, sobretudo, por pessoas de 16 a 24 anos.