metropoles.com

Desemprego na OCDE mantém-se no menor patamar desde 2001

Em janeiro, pelo sétimo mês consecutivo, indicador permaneceu em 4,9%. Japão tem a taxa mais baixa e Espanha, a mais alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antoine Antoniol/Getty Images
Imagem de reunião da OCDE, com pessoas conversando. Ao fundo, em um painel, o logotipo da entidade - Metrópoles
1 de 1 Imagem de reunião da OCDE, com pessoas conversando. Ao fundo, em um painel, o logotipo da entidade - Metrópoles - Foto: Antoine Antoniol/Getty Images

O desemprego nos 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as nações mais ricas do mundo, manteve-se em 4,9% em janeiro, o sétimo mês consecutivo em que a taxa permanece nesse patamar. Esse é o menor nível do indicador desde o início da série histórica, em 2001.

A taxa de desemprego permaneceu estável em 12 dos 38 países, mas perto de seu nível inferior recorde em sete nações, incluindo o Canadá, a França, a Alemanha e os Estados Unidos. O número de desempregados recuou para 33,2 milhões no primeiro mês do ano, mantendo-se próximo do mínimo histórico alcançado em julho de 2022.

Em janeiro, a taxa de desemprego entre as mulheres caiu ligeiramente de 5,2% para 5,1%, ficando 0,5 ponto percentual acima do indicador dos homens (4,6%), que permaneceu praticamente estável.

Na União Europeia e na “zona do euro”, o desemprego também permaneceu constante, com índices de 6,1% e 6,7%, respectivamente. Fora da Europa, o percentual caiu na Coreia (2,9%) e na Turquia (9,7%).

Os países com menor taxa de desemprego da OCDE são, pela ordem, Japão (2,4%), República Checa (2,5%), Polônia (2,8%) e México (2,9%). Na outra ponta das estatísticas, com taxas mais elevadas, estão Espanha (13%), Costa Rica (11,8%), Colômbia (11,5%) e Grécia (10,8%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?