metropoles.com

Desemprego fica em 8,4% em janeiro, acima do esperado

No primeiro mês do ano, cerca de 9 milhões de pessoas estavam desempregadas no país; no trimestre móvel anterior, índice foi de 8,3%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mão segurando carteira de trabalho e pessoas passando ao fundo, desfocadas
1 de 1 Mão segurando carteira de trabalho e pessoas passando ao fundo, desfocadas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A taxa de desemprego no Brasil ficou estável no trimestre móvel encerrado em janeiro deste ano, oscilando de 8,3% para 8,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (17/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio ligeiramente acima do esperado pelo mercado, que projetava um índice de desocupação de 8,3%, de acordo com o consenso Refinitiv.

Mesmo assim, trata-se do menor percentual para um trimestre móvel encerrado em janeiro desde 2015.

Em janeiro, cerca de 9 milhões de pessoas estavam desempregadas no país. Em relação ao mesmo período de 2022 (11,2%), o desemprego recuou 2,9 pontos percentuais. No período de um ano, a quantidade de pessoas desempregadas no Brasil diminui em 3 milhões.

“Essa estabilidade ainda seria uma repercussão da redução da procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022 sobre o início de 2023″, afirma Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad Contínua.

“Se, pelo lado da desocupação, há uma estabilidade, pelo lado da geração de trabalho, o movimento já é de perda de ocupação. Observamos, assim, dois panoramas: em uma análise mais de curto prazo, é observada uma queda na formação de trabalho, enquanto, no confronto com um ano atrás, o cenário ainda é de ganho de ocupação”, conclui.

Entre os setores que mais influenciaram o resultado do trimestre encerrado em janeiro, segundo o IBGE, estão as atividades de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, administração pública e saúde. Em todas elas, houve perda nos níveis de ocupação.

Em 2022, a taxa média de desemprego no país recuou para 9,3%, ante 13,2% do ano anterior. No quarto trimestre do ano passado, o índice de desocupação foi de 7,9%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?