metropoles.com

Depois da Gol, Azul e Latam aumentam número de voos no Galeão

Azul aumentará a quantidade de voos dos atuais três para 30 por dia no aeroporto. Latam conectará Galeão a Manaus, Recife e Natal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Macieira / Riotur
Imagem colorida mostra aviões parados no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro; cinco aeronaves são brancas com detalhes em vermelho e três são brancas com detalhes em vermelho e azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra aviões parados no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro; cinco aeronaves são brancas com detalhes em vermelho e três são brancas com detalhes em vermelho e azul - Metrópoles - Foto: Alexandre Macieira / Riotur

Azul e Latam, duas das maiores companhias aéreas do Brasil, anunciaram, na sexta-feira (6/10), a ampliação do número de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

A Azul aumentará a quantidade de voos dos atuais três para 30 por dia no aeroporto, a partir de 2 de janeiro de 2024 – nessa data, entra em vigor a restrição das operações no Aeroporto Santos Dumont, também no Rio, um dos mais movimentados do país.

A transferência de voos para o Galeão, no caso da Azul, será gradual e teve início no dia 1º de outubro, com rotas para Recife e Campina Grande.

Com o aumento de 900% em suas rotas no Galeão, a Azul passará a conectar o aeroporto a Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campina Grande, Guarulhos e Campinas.

No Santos Dumont, a companhia vai manter a ponte aérea com o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 13 voos diários em cada sentido.

“Estamos focados em ampliar nossas operações no aeroporto do Galeão, um equipamento de suma relevância para o Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa é parte integral de nossa história e investimos significantemente desde 2009 para poder oferecer um serviço de qualidade aos cariocas”, diz Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul.

“O Rio é, e continuará sendo, muito relevante para nossa malha aérea, apoiando seu desenvolvimento econômico e turístico ao conectar a cidade com mais de 150 destinos atendidos pela Azul”, completou Campos, em nota.

Latam

A partir de janeiro do ano que vem, a Latam passará a oferecer novos voos conectando o Galeão a Manaus, Recife e Natal – nenhuma dessas rotas era atendida pelo Santos Dumont.

Considerando voos nacionais e internacionais, a companhia terá um aumento de 5% na oferta de assentos de sua malha aérea no Rio de Janeiro, somando Galeão e Santos Dumont, na comparação com o primeiro trimestre de 2023.

A malha internacional da Latam continua a mesma da temporada de verão do ano passado, com voos do Galeão para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile).

No Santos Dumont, a empresa manterá apenas a ponte aérea para Congonhas. A Latam deixará de conectar o Rio a Goiânia, Florianópolis e Curitiba, cujas ligações passarão a ser feitas por meio de uma conexão em Congonhas.

Gol

Em agosto, a Gol já havia anunciado que aumentaria sua oferta de voos para o Galeão em 38% em outubro e 110% em novembro deste ano. Atualmente, a companhia é a que tem a maior oferta de voos no aeroporto. Ela passará a contar com mais de 40 em dias de pico.

Paes comemora

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comemorou a notícia da ampliação dos voos de Azul e Latam, em uma mensagem publicada em sua conta no X (antigo Twitter).

“Mais uma grande notícia para o Galeão. Acabei de receber a notícia de que a Latam anuncia que triplica sua operação no Galeão. Inclua-se aí novos destinos domésticos, como Recife, Natal e Manaus, voos que a empresa não fazia porque era impossível decolar com as aeronaves do aeroporto Santos Dumont em razão do tamanho da pista”, escreveu Paes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?