metropoles.com

Dentro do esperado, inflação na Alemanha fica em 6,1% em agosto

Em relação a julho, a inflação na Alemanha se manteve em 0,3%. Índice veio dentro das estimativas do mercado e confirmou a primeira leitura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
alemanha bandeira
1 de 1 alemanha bandeira - Foto: Pexels

A inflação na Alemanha, principal economia da Europa e quarta maior do mundo, ficou estável e veio dentro do esperado em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (8/9) pelo Destatis, o escritório oficial de estatísticas do país.

O índice de preços ao consumidor se manteve em 6,1% em agosto, ligeiramente acima dos 6,2% do mesmo período do ano passado. O dado confirmou a primeira leitura do índice, divulgada no fim de agosto.

Em relação a julho, a inflação na Alemanha se manteve em 0,3%.

Segundo a presidente do Destatis, Ruth Brand, os aumentos de preço de itens relacionados a alimentos e energia superaram o índice geral de inflação e são os responsáveis por manter a taxa ainda em níveis elevados.

A inflação dos itens de energia acelerou de 5,7%, em julho, para 8,3%, em agosto. Os preços dos combustíveis tiveram uma variação positiva de 3,7%, enquanto os do gás natural ficaram em 2,2%.

A inflação dos alimentos em agosto foi de 9%, na comparação anual, desacelerando em relação aos 11% registrados em julho.

O núcleo de inflação na Alemanha, que exclui a variação de preços de energia e alimentos, ficou em 5,5% em termos anuais, estável em relação ao mês anterior.

Fora da recessão técnica

Como noticiado pelo Metrópolesa economia da Alemanha saiu da recessão técnica. O Produto Interno Bruto (PIB) do país segundo trimestre deste ano teve variação nula (0%) em relação aos três primeiros meses de 2023, depois de duas quedas trimestrais consecutivas.

O país havia entrado em recessão técnica depois de ver o PIB recuar 0,4% no último trimestre do ano passado e 0,1% nos três primeiros meses de 2023. A recessão técnica é caracterizada por dois trimestres consecutivos de retração do PIB.

Quarta economia do mundo

A Alemanha é a quarta maior economia do mundo e a maior da Europa, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB alemão é superado apenas por Estados Unidos, China e Japão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?