metropoles.com

Decisão sobre Braskem será tomada no “devido momento”, diz Prates

“Temos direito de preferência e estamos confortáveis em relação a essa posição. Vamos analisar”, disse Jean Paul Prates sobre Braskem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Jean Paul Prates, sentado em uma mesa e de terno, em parede com logotipo da Petrobras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Jean Paul Prates, sentado em uma mesa e de terno, em parede com logotipo da Petrobras - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, despistou ao ser questionado nesta quarta-feira (14/6) sobre a possibilidade de a Petrobras se tornar controladora da Braskem.

A companhia tem direito de preferência sobre as ações da petroquímica e estuda cobrir a oferta de R$ 10 bilhões apresentada pela Unipar. Além da Unipar, a Braskem também é disputada por um consórcio formado pela gestora americana Apollo Global Management e a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc).

A Petrobras é sócia da Novonor (antiga Odebrechet) na Braskem. A estatal detém 47% das ações com direito a voto da empresa, enquanto a Novonor fica com 50,1%. Do total de papéis, a petrolífera tem 36,1% e a companhia que sucedeu a Odebrecht, 38,3%.

“Nada a declarar sobre a questão da Braskem. A decisão vai ser tomada no devido momento”, disse Prates a jornalistas, após uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

“Temos direito de preferência e estamos confortáveis em relação a essa posição. Vamos analisar tudo o que está acontecendo, mas não podemos dizer nada porque nesse caso, justamente, isso serve como especulação.”

Ainda segundo Jean Paul Prates, a Petrobras tem mantido “uma posição inerte” neste momento, embora o assunto esteja sendo discutido “internamente”.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a possível compra da Braskem estaria sendo tratada como “segredo de Estado” na Petrobras. Entre as alternativas postas, estaria a compra da fatia da Novonor. Outra possibilidade seria uma composição com a Unipar.

Em 2007, a Petrobras adquiriu uma pequena participação na Braskem. Com o passar do tempo, foi aumentando essa fatia até chegar aos atuais 47% de ações ordinárias e 36,1% do capital total.

Ações da Petrobras em alta

As ações da Petrobras avançavam no pregão desta quarta. No início da tarde, os papéis preferenciais da companhia subiam 3,6%. As ações ordinárias avançavam 3,75%, influenciando o bom desempenho do Ibovespa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?