metropoles.com

Decisão de não alterar Selic foi unânime no Copom

Medida contou com a adesão dos quatro diretores do Banco Central indicados pelo atual governo petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raphael Ribeiro/BCB
imagem colorida com diretoria do Banco Central em reunião do Copom - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida com diretoria do Banco Central em reunião do Copom - Metrópoles - Foto: Raphael Ribeiro/BCB

A decisão de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 10,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (31/7), foi unânime entre os integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom). O órgão é formado por oito diretores e pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Na reunião do Copom nos dias 7 e 8 de maio, que levou pela primeira vez a Selic ao patamar de 10,50%, houve um racha entre os integrantes do Comitê. Na ocasião, os integrantes do BC indicados pelo atual governo petista votaram a favor de um corte de 0,50 ponto percentual. Os demais diretores optaram pela redução de 0,25 ponto percentual, que prevaleceu com o voto de Campos Neto. 

No encontro seguinte, nos dias 18 e 19 de junho, os 10,50% foram confirmados. Dessa vez, houve unanimidade entre os membros do Copom.

Na avaliação de analistas, um novo racha acentuaria dúvidas sobre o comportamento do BC, principalmente depois da saída de Campos Neto, que vai deixar a presidência do órgão no fim de 2024. Nesse caso, o mercado passaria a questionar se as próximas decisões do Banco Central seriam técnicas – com foco, portanto, na condução da inflação para a meta de 3% – ou se teriam motivação política.

Entre os oito integrantes da diretoria do Banco Central, os quatro indicados pelo atual governo são Ailton de Aquino Santos, Gabriel Galípolo, cotado para presidir o BC, Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira. O grupo que já estava no órgão é formado por Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?