metropoles.com

Debate sobre como financiar transição energética reúne 26 países no CE

No evento, sediado pelo Banco do Nordeste, presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou o potencial do hidrogênio verde para a região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação BNB/Fernando Cavalcante
imagem colorida abertura do evento Alide/Banco do Nordeste, em Fortaleza - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida abertura do evento Alide/Banco do Nordeste, em Fortaleza - Metrópoles - Foto: Divulgação BNB/Fernando Cavalcante

O papel dos bancos de fomento no financiamento da transição energética, além da redução dos impactos das mudanças ambientais e da desigualdade social sobre as populações, estão entre os principais temas discutidos na 54ª Reunião Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide). O evento começou nesta quarta-feira (15/5), na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza (CE).

O encontro, que vai se estender até sexta-feira (17/5), reúne mais de 250 participantes de 20 países da América Latina e do Caribe, além de seis países de outros continentes. No encontro, executivos internacionais vão debater novas tendências ambientais e necessidades de crédito voltado para a inclusão produtiva.

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e vice-presidente da Alide, Aloizio Mercadante, destacou, na abertura do encontro, o potencial do hidrogênio verde na descarbonização da economia na região.

“O Nordeste é líder desse processo e nós vamos estar juntos para financiar fortemente essa perspectiva, que vai dar um salto histórico na capacidade de produzir energia”, disse.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, ressaltou o pioneirismo dos estados nordestinos na adoção de energias renováveis. “O Banco Nordeste tem sido um parceiro fundamental da estratégia de transição energética do país, financiando usinas eólicas e fotovoltaicas”, afirmou.

“Nos últimos cinco anos, o banco financiou mais de R$ 32 milhões, com energia solar e eólica, colocando o Nordeste como líder da geração de energia limpa do Brasil.”

Fonte de desenvolvimento

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que também participou da abertura do encontro, tratou do potencial da região para transformar a transição energética em fonte de desenvolvimento. Ele citou, por exemplo, a assinatura de seis pré-contratos do estado para a produção de hidrogênio verde. “Estamos, agora, tentando ampliar para dois ou três novos pré-contratos”, afirmou.

A reunião da Alide em Fortaleza terá um total de 11 workshops, seis painéis e três palestras. Os participantes dos debates também vão abordar temas como inclusão financeira e social, redução de desigualdades regionais, financiamento de infraestrutura, sustentabilidade e inovação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?