metropoles.com

Davos: dois terços dos economistas esperam recessão global em 2023

Segundo pesquisa feita no Fórum Econômico Mundial, 18% dos entrevistados acreditam que cenário de recessão global é “extremamente provável”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
forum-economico-mundial
1 de 1 forum-economico-mundial - Foto: Reprodução

Cerca de dois terços dos economistas-chefes que participam do Fórum Econômico Mundial, em Davos, projetam uma recessão global em 2023. É o que mostra o relatório “Chief Economists Outlook”, que colheu opiniões e análises de alguns dos mais importantes líderes financeiros dos setores público e privado.

Ainda segundo o levantamento, 18% dos entrevistados acreditam que um cenário de recessão global é “extremamente provável”.

A maior parte dos economistas consultados em Davos projeta que o crescimento econômico será fraco em praticamente todo o mundo neste ano, especialmente na Europa (quase 100% esperam crescimento baixo) e nos Estados Unidos (91%).

Na América Latina, o percentual dos que projetam um desempenho fraco da economia chega a 68%.

Já em relação à China, segunda economia do mundo, as expectativas estão divididas: 48% dos entrevistados apostam em um crescimento baixo do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Em comunicado após a divulgação da pesquisa, a diretora administrativa do Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi, afirmou que “o momento atual de inflação alta, crescimento baixo, alto nível de endividamento e ambiente de alta fragmentação reduz os incentivos e investimentos necessários para voltar ao crescimento e elevar os padrões de vida dos mais vulneráveis do mundo”.

Em outubro do ano passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já havia projetado que mais de um terço da economia mundial sofreria retração em 2023 e que havia 25% de chances de o PIB global crescer menos de 2% neste ano.

Inflação

Os economistas-chefes que participam do fórum de Davos também foram questionados a respeito de suas expectativas para a inflação em 2023. Para 57%, a Europa terá alta de preços significativa neste ano. Para a América Latina, o índice é de 45%.

Nos EUA, a inflação de 2023 será alta para 24% dos entrevistados, enquanto apenas 5% esperam o mesmo na China.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?