metropoles.com

Dados fracos da China derrubam Ibovespa; dólar sobe forte

Atividade de serviços na China recuou para o menor nível em oito meses. Mau humor do mercado internacional se reflete no Ibovespa e no dólar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Desemprego cai para 12,6% no 3º trimestre
1 de 1 Desemprego cai para 12,6% no 3º trimestre - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em um dia marcado pelo mau humor do mercado financeiro pelo mundo, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, abriu o pregão desta terça-feira (5/9) em forte queda, com os investidores repercutindo dados fracos da economia chinesa.

O principal destaque é a queda da atividade de serviços da China. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor, divulgado mais cedo, recuou de 54,1 para 51,8 pontos entre julho e agosto. É o menor patamar dos últimos oito meses e mais um sinal da desaceleração da segunda maior economia do mundo.

O efeito sobre a bolsa brasileira foi imediato. Por volta das 10h50, o Ibovespa recuava 0,67%, aos 117.098,81 pontos.

Na véspera, o índice fechou em baixa de 0,1%, aos 117,7 mil pontos. Mesmo com o resultado, o Ibovespa ainda acumula ganhos de 1,76% no mês e 7,33% no ano.

No cenário doméstico, as atenções se voltaram para a divulgação do resultado da produção industrial no país em julho, que veio abaixo das expectativas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial sofreu um tombo de 0,6% no mês passado.

A indústria brasileira, que vem patinando há muito tempo, acumula queda de 0,4% no ano e tem uma variação nula (0%) no acumulado de 12 meses. A média móvel trimestral teve recuo de 0,1%.

Dólar

O dólar operava em forte alta nas primeiras horas de sessão. Às 10h55, a moeda americana subia 0,87% e era negociada a R$ 4,978.

No dia anterior, o dólar teve queda de 0,12%, cotado a R$ 4,934. Com o resultado, acumula perdas de 0,32% em setembro e 6,51% em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?