Cruzeiros: maior temporada no Brasil em 10 anos deve girar R$ 3,6 bi
Temporada de cruzeiros na costa brasileira 2022/2023, que termina neste mês, deverá registrar o embarque de até 700 mil passageiros
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada de cruzeiros marítimos 2022/2023 na costa brasileira deve se encerrar nas próximas semanas, mas já é considerada a maior dos últimos 10 anos. A estimativa é que entre 650 mil e 700 mil passageiros sejam embarcados, produzindo mais de R$ 3,6 bilhões em receitas para o Brasil, 240% a mais do que na temporada anterior.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18/4) pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). Segundo a entidade, a atual temporada de turismo marítimo registrou quatro vezes mais embarques do que a anterior, que teve menos navios e um período menor de navegação.
Foram criados, ainda de acordo com a Clia Brasil, aproximadamente 48 mil empregos. Nove embarcações foram colocadas em operação. Os transatlânticos tiveram partidas dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com escalas em 17 destinos nacionais e internacionais, incluindo Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai.
“Estamos trabalhando muito pelo presente e pelo futuro do setor. Isso engloba a busca de novos destinos, com alguns já confirmados para 2023/2024, melhorias na infraestrutura, nos custos, no ambiente de negócios do Brasil, além de investimentos em sustentabilidade rumo à meta de diminuir as emissões de carbono em 40% até 2030 e zera-las até 2050, entre outras coisas”, afirmou, em nota, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.