metropoles.com

Criação de empregos para homens é 2,9 vezes maior do que para mulheres

É o que indicam os dados do Ministério do Trabalho sobre abertura de postos de trabalho com carteira assinada em janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pessoa segurando carteira de trabalho igualdade salarial - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando carteira de trabalho igualdade salarial - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A criação de empregos com carteira assinada em janeiro foi quase três vezes maior entre homens do que entre mulheres no Brasil. Ela também se concentrou na faixa etária de 18 e 24 anos e pessoas que concluíram o Ensino Médio. As informações fazem parte dos dados consolidados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (15/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

O saldo (admissões menos demissões) de empregos formais criados em janeiro ficou em 180.395. Desse total, 134.697 foram ocupados por homens e 45.720, por mulheres. Foram contratadas 89,5 mil pessoas com 18 a 24 anos. No quesito faixa etária, o segundo lugar foi ocupado pelos trabalhadores com mais de 30 anos, com 43,7 mil postos de trabalho.

O grau de escolaridade mais requisitado foi o Ensino Médio, com 113.623 empregos. O número ficou à distância considerável dos contratados com “superior completo”, com 16,8 mil, que ocuparam o segundo lugar da lista.

Do total, 89,5 mil postos de trabalho abertos (quase a metade do saldo) ofereceram remuneração entre 1 e 1,5 salário mínimo. O número de ofertas com mais de 10 mínimos caiu 4,7 mil em relação ao mês anterior. 

Em relação à raça/cor, as pessoas que se definem como pardas ocuparam a maior parte dos postos, com 167,1 mil vagas. A seguir, vieram os trabalhadores classificados como brancos, com 117,4 mil, e, por fim, os pretos, com 26,6 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?