metropoles.com

Crescimento de junho não garante recuperação da indústria, diz Firjan

De acordo com o IBGE, produção industrial avançou 4,1%, mas alta do dólar tem elevado preço dos insumos. Setor defende estabilidade fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Sistema FIEB/Rafael Martins
Imagem colorida FIEB Bahia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida FIEB Bahia - Metrópoles - Foto: Arquivo Sistema FIEB/Rafael Martins

O avanço da produção industrial de 4,1% em junho não indica uma mudança sustentável na trajetória do setor, uma vez que o resultado ocorre depois de dois meses consecutivos de quedas. A avaliação é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). 

A alta registrada pelo setor foi divulgada nesta sexta-feira (2/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a Firjan, contudo, as “atuais condições domésticas continuam a ser um fator de preocupação”. “Em especial, a forte depreciação do real em relação ao dólar tem elevado o preço médio dos insumos, impactando a competitividade da indústria brasileira”, diz, em nota, a instituição. “A elevação dos custos dificulta o planejamento de longo prazo e desestimula novos investimentos, essenciais para o crescimento sustentável do setor.”

A Firjan defende a implementação de uma agenda estrutural de corte de gastos, considerada pela entidade “crucial para melhorar a percepção de estabilidade e responsabilidade fiscal do país”. “Essa medida não apenas pode aumentar a confiança dos investidores, mas também contribuir para a estabilização da taxa de câmbio, a redução da inflação e menores taxas de juros”, afirma a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?