metropoles.com

Corregedoria deve definir busca e apreensão de e-mails da Americanas

Decisão pode ficar a cargo da Corregedoria Nacional de Justiça, comandada pelo ministro Luiz Felipe Salomão, pai de advogado da Americanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fachada de unidade da Lojas Americanas; perícia sobre empresa é feita pela agência Kroll - Metrópoles
1 de 1 Fachada de unidade da Lojas Americanas; perícia sobre empresa é feita pela agência Kroll - Metrópoles - Foto: Divulgação

O impasse em torno da realização da busca e apreensão de e-mails da cúpula das Americanas deve ser resolvido pela Corregedoria Nacional de Justiça, que integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O atual corregedor é o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, que assumiu o cargo em agosto de 2022. Ele é pai de Luis Felipe Salomão Filho, um dos advogados da varejista.

A busca e apreensão dos e-mails trocados nos últimos dez anos por integrantes da direção e do conselho de administração da Americanas havia sido autorizada na quinta-feira (26/1) pela juíza Andréa Galhardo Palma, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O pedido foi feito pelo Bradesco, em ação movida pelo escritório Warde Advogados. O banco é credor em cerca de R$ 4,7 bilhões da varejista.

Nesta quinta-feira (2/2), porém, o juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, afirmou que a Justiça paulista não tem competência para determinar a busca e apreensão em outra região. O processo de recuperação judicial da Americanas corre no Rio, local da sede da empresa.

Para solucionar o problema de competência sobre o caso, assim que informada oficialmente da decisão do Rio, a juíza de São Paulo deverá encaminhar o caso para a Corregedoria Estadual de Justiça. Esta, por sua vez, poderá acionar a Corregedoria Nacional de Justiça, que integra o CNJ.

Consultada, a assessoria de imprensa da CNJ informou que, “se a demanda chegar” ao órgão, será devidamente analisada. Acrescentou que, até o momento, não foi encaminhado nenhum pedido sobre o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?