metropoles.com

Copom confirma novos cortes de 0,5 ponto percentual da Selic em 2024

Comunicado divulgado pelo órgão do BC mantém a perspectiva de ritmo de redução da taxa de juros, desde que mantido “o cenário esperado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Banco Central do Brasil BACEN. Brasília focus - Metrópoles
1 de 1 Banco Central do Brasil BACEN. Brasília focus - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O comunicado divulgado nesta quarta-feira (13/12) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), mantém a expectativa de novos cortes de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros do país, a Selic, nas próximas reuniões do órgão, em 2024.

Sobre o tema, disse o Copom, em comunicado com uma análise preliminar sobre a redução da Selic, fixada em 11,75% ao ano, nesta quarta-feira (13/12): “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Uma novidade no texto divulgado nesta quarta foi uma a análise mais favorável do cenário internacional. “O ambiente externo mostra-se adverso”, afirmaram os diretores do BC, no comunicado divulgado na reunião anterior do órgão, em 1º de novembro. Agora, o tom mudou. O Copom diz que o quadro “segue volátil, mas menos adverso”. 

Em relação ao cenário doméstico, o comunicado relata a queda na expectativa de inflação para 2023, 2024 e 2025, apurada pela pesquisa Focus. “Elas (as estimativas) se encontram em torno de 4,5%, 3,9% e 3,5%, respectivamente.” No comunicado anterior, eram de 4,6%, 3,9% e 3,5%. Ou seja, na prática, caiu a projeção de 2023.

Questão fiscal

O Copom fez ainda, no novo comunicado, um “copia e cola” da avaliação da questão fiscal, contida no relatório de novembro, que trata da relação entre gastos e receitas do governo federal. “Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?