metropoles.com

Consumo das famílias brasileiras sobe 4,3% em 2022

Em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, o consumo das famílias havia despencado 4,6%; em 2021, o segmento teve alta de 3,7%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
duas crianças abrem um ovo de páscoa. a menina aparenta ser mais velha que o garoto
1 de 1 duas crianças abrem um ovo de páscoa. a menina aparenta ser mais velha que o garoto - Foto: Getty Images

O consumo das famílias brasileiras registrou forte alta em 2022, contribuindo de forma decisiva para o bom resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (2/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias subiu 4,3%. Proporcionalmente, o segmento superou até mesmo a alta dos serviços (4,2%), um dos três principais setores que compõem o PIB, ao lado de indústria e agropecuária.

Em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, o consumo das famílias havia despencado 4,6%. Em 2021, o segmento teve alta de 3,7%.

“Dos 2,9% do crescimento do PIB, cerca de 2 pontos percentuais foram da demanda interna, principalmente do consumo das famílias, e 0,9 ponto percentual foram da demanda externa, que também subiu, já que as nossas exportações cresceram mais do que as importações”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Se, pela ótica da oferta, quem puxou o PIB foi o setor de serviços, sob o ponto de vista da demanda foi o consumo das famílias”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?