metropoles.com

Conselheiro da Vale renuncia e fala em “nefasta influência política”

José Penido diz que processo de sucessão do CEO é “manipulado” e não acredita na “honestidade de propósitos de acionistas relevantes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Vale
1 de 1 Vale - Foto: Reprodução

Um dos conselheiros independentes da Vale, José Luciano Penido, renunciou ao cargo na segunda-feira (11/3), em meio a fortes críticas contra o comando da empresa. Em carta ao presidente do Conselho de Administração da mineradora, Daniel Stieler, Penido afirma que o processo sucessório de escolha do CEO vem sendo “conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa, e sofre evidente e nefasta influência política”.

Penido foi um dos votos contrários à decisão de estender por seis meses o mandato do atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo. Ele também não concordou com que a escolha do novo CEO seja feita a partir de uma lista tríplice, apresentada por uma consultoria.

“No conselho se formou uma maioria cimentada por interesses específicos de alguns acionistas lá representados, por alguns com agendas bastante pessoais e por outros com evidentes conflitos de interesse” , acrescentou Penido no texto. “O processo tem sido operado por frequentes, detalhados e tendenciosos vazamentos à imprensa, em claro descompromisso com a confidencialidade.”

O conselheiro acrescentou: “Não acredito mais na honestidade de propósitos de acionistas relevantes da empresa no objetivo de elevar a governança corporativa da Vale a padrão internacional de uma corporation (empresa sem um controlador específico). Neste contexto, minha atuação como conselheiro independente se torna totalmente ineficaz, desagradável e frustrante”.

No documento, Penido observa que foi eleito para o Conselho de Administração da Vale em Assembleia Geral de Acionistas, com mandato de maio de 2023 a abril de 2025. Ele deixou o posto, portanto, mais de um ano antes do término do prazo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?