Confiança de empresários chineses na economia é a menor em uma década
Pesquisa indica que expectativa de líderes empresariais na atividade do país caiu de 51,8 pontos, em novembro, para 48,1 pontos, em dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
A confiança dos líderes empresarias chineses no desempenho da economia do país atingiu o nível mais baixo desde janeiro de 2013, quando esse indicador começou a ser medido. É isso o que indica uma pesquisa da consultoria World Economics, divulgada nesta segunda-feira (19/12).
De acordo com informações da Reuters, o índice de confiança caiu para 48,1 em dezembro, ante 51,8 em novembro. O levantamento foi feito com gerentes de vendas de mais de 2,3 mil empresas, entre 1º e 16 de dezembro.
O PIB da China deve crescer apenas 3% neste ano, o pior desempenho em quase meio século. O percentual baixo é resultado da queda geral da atividade nos países desenvolvidos, mas também resultado da política radical batizada de “Covid-zero” adotada por Pequim.
Nas últimas semanas, restrições à circulação de pessoas e bloqueios em diversos pontos do país provocaram uma onda de protestos sem precedentes sob a liderança de Xi Jiping, iniciada em 2012. Com as manifestações populares, em 7 de dezembro, o governo chinês anunciou uma flexibilização de tais medidas.