Confiança do setor de serviços sobe pelo 3º mês seguido em maio
Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,5 ponto, para 92,9 pontos, o maior patamar desde novembro do ano passado, segundo a FGV
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), registrou alta em maio, pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (30/5).
Neste mês, o índice subiu 0,5 ponto, para 92,9 pontos, o maior patamar desde novembro do ano passado (93,7). Em móveis móveis trimestrais, o crescimento foi de 1,3 ponto.
Segundo o levantamento da FGV, o Índice de Expectativas avançou 2,5 pontos em maio (para 92,7), alcançando o maior nível desde outubro de 2022.
O Índice de Situação Atual, por sua vez, teve queda de 1,4 ponto (para 93,4). O resultado do indicador foi influenciado pela percepção sobre a situação atual dos negócios, que recuou 2,5 pontos, para 92,7, o menor nível em três meses.
“Apesar da alta da confiança no setor de serviços, o índice vem desacelerando nos últimos dois meses. O resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, diferentemente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores”, explica Rodolpho Tobler, economista do Ibre-FGV.
“Ainda há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias, para o qual os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. Para os próximos meses, há uma redução do pessimismo que está relacionada a uma perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre do ano”, afirma Tobler.