Confiança do setor de serviços recua para o menor nível em 5 meses
Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,6 ponto, para 95,3 pontos em outubro
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), voltou a recuar em outubro deste ano, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (30/10).
O indicador registrou baixa de 1,6 ponto, para 95,3 pontos em outubro, segundo a FGV. Trata-se do menor nível em cinco meses, desde maio.
Em setembro, a confiança do setor de serviços já havia recuado 0,5 ponto, para 96,9. Em agosto, a queda foi de 0,6 ponto, interrompendo uma sequência de cinco meses consecutivos de alta.
Pelo terceiro mês seguido, o Índice de Expectativas (IE-S) caiu, recuando 3,3 pontos, para 91,4, o menor nível desde abril. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) cedeu 0,2 ponto, para 99,3.
“A confiança do setor de serviços caiu pelo terceiro mês consecutivo, influenciada pela piora das perspectivas para os próximos meses. Apesar da resiliência da demanda, há uma ligeira piora da percepção das avaliações sobre a situação dos negócios”, afirma Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).
“Entre os segmentos, os serviços prestados às famílias dão sinais de perda de fôlego. Após um primeiro semestre favorável para o setor, os resultados sinalizam um cenário mais desafiador com perspectivas de queda na demanda, ímpeto de contratações e tendência dos negócios. A recuperação dependerá da melhora da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho”, avalia Pacini.