metropoles.com

Confiança do consumidor sobe pelo 4º mês seguido, a maior desde 2014

Em agosto, a confiança do consumidor brasileiro subiu 2 pontos, para 96,8 pontos, alcançando o maior patamar desde fevereiro de 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Cliente comprado calçado na Polyelle - Metrópoles
1 de 1 Cliente comprado calçado na Polyelle - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou pelo quarto mês consecutivo em agosto, alcançando o maior patamar desde fevereiro de 2014, antes do início da recessão econômica no país.

Em agosto, a confiança do consumidor brasileiro subiu 2 pontos, para 96,8 pontos, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25/8) pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

Em médias móveis trimestrais, o indicador teve alta de 2,9 pontos, para 94,6 pontos. Foi o quinto avanço consecutivo nesse critério.

“O resultado de agosto foi influenciado, principalmente, pela melhora da percepção dos consumidores sobre a situação atual e de expectativas ligeiramente mais otimistas em relação aos próximos meses”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

“A continuidade desse cenário pode levar a confiança do consumidor de volta à neutralidade dos 100 pontos nos próximos meses, algo que não ocorre desde o fim de 2013”, completou.

Neste mês, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 4,6 pontos, para 81,4 pontos, o maior patamar desde janeiro de 2015. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, variou 0,2 ponto, para 107,6, mantendo-se estável depois de três aumentos consecutivos.

O indicador que mede a satisfação sobre a situação econômica atual registrou alta de 3,8 pontos em agosto, para 90,9, a sétima seguida. O índice bateu o maior nível desde agosto de 2014.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?