Confiança do brasileiro na economia é a maior em dez anos, diz Ipsos
País ficou em terceiro lugar entre 29 nações pesquisadas. Argentina ocupou a última posição. Alemanha e EUA tiveram quedas expressivas
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil ocupou a terceira posição no ranking global do Índice de Confiança do Consumidor, preparado pelo Instituto Ipsos, que inclui 29 nações. O país obteve 58,6 pontos no levantamento feito em junho, o melhor resultado obtido em uma década. Com isso, ficou atrás apenas da Indonésia, com nota 65,9, e da Tailândia, com 58,7.
Em junho, a confiança do consumidor aumentou 3,2 pontos em relação a maio. Esse foi o segundo maior crescimento observado na pesquisa. De acordo com a Ipsos, o indicador do Brasil está melhorando desde outubro do ano passado.
O índice geral avançou 0,2 ponto em junho. Além da Indonésia, Tailândia e Brasil, destacaram-se na lista dos mais confiantes países como o México (58,5), Índia (56), Cingapura (55), Holanda (53,2), Canadá (51,4) e Reino Unido (50,9).
No polo oposto, entre os mais pessimistas, ficaram Japão (38,9), África do Sul (37,5), Hungria (37,4), Turquia (35,9) e, por último, a Argentina (34,8). Alemanha e Estados Unidos apresentaram as maiores queda do indicador, com recuos de 3,4 pontos e 2,8 pontos, respectivamente.