Confiança da indústria cai em maio, diz FGV
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29/5), a queda na confiança da indústria foi de 1,6 ponto, para 92,9 pontos em maio
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), recuou em maio deste ano, na comparação com o mês anterior.
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29/5), a queda na confiança da indústria foi de 1,6 ponto, para 92,9.
Por outro lado, em móveis móveis trimestrais, o indicador registrou alta pelo terceiro mês consecutivo, variando 0,3 ponto (para 93,9).
Neste mês, de acordo com a FGV, 13 dos 19 segmentos pesquisados tiveram queda da confiança. Houve uma piora tanto na percepção sobre a situação atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.
Ainda segundo o levantamento, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria recuou 0,6 ponto percentual, para 80,1%.
“A queda foi difusa entre os segmentos pesquisados, mas mais intensa nas categorias de uso de bens de consumo duráveis e não duráveis, que observam piora da demanda elevando o nível dos estoques”, explica Stéfano Pacini, economista do Ibre-FGV.
“O cenário desafiador atual, com enfraquecimento na demanda, taxa de juros elevada e inflação, geram maior cautela nos empresários, que projetam redução na produção e uma tendência negativa para os negócios nos próximos seis meses, parecida com o observada no período da pandemia em 2020”, completa Pacini.