metropoles.com

Concessionária faz proposta para manter concessão de Viracopos

Infraero possui 49% das ações do Aeroporto Internacional de Viracopos; relicitação de terminal se tornou dor de cabeça para o governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação
Viracopos_International_Airport_Entrance
1 de 1 Viracopos_International_Airport_Entrance - Foto: divulgação

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde 2012, pretende arcar com a desapropriação de uma área prometida pelo governo e que ainda não foi entregue.

Como noticiou o Metrópoles, o governo federal quer fazer a relicitação de Viracopos, que se tornou uma dor de cabeça para o Executivo. O caso segue pendente de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhou ao TCU o processo de relicitação do aeroporto em março de 2022. Desde então, não houve avanço.

Segundo a concessionária, a Anac disponibilizou menos de 20% dos 17 km² prometidos na licitação, o que teria comprometido o projeto comercial batizado de “Aerotrópole”, o “aeroporto-cidade”. Estavam previstas as construções de galpões logísticos, hotéis e um centro de convenções.

A Anac, por sua vez, alega que a entrega das novas áreas adjacentes ao aeroporto estava prevista conforme a necessidade de sua exploração. A agência afirma que essas áreas eram objeto de desapropriações que estavam em curso no momento da assinatura do contrato.

Em 2018, em meio a uma grave crise financeira, Viracopos entrou em processo de recuperação judicial, concluída em 2020 – foi o primeiro aeroporto do país a recorrer a tal instrumento. A Infraero possui 49% das ações do aeroporto em Campinas. Os outros 51% estão divididos entre a UTC Participações, a Triunfo Participações e a Egis, que integram a concessionária.

Em 2022, a concessionária que administra Viracopos fechou o ano no azul e com aumento de 28% em sua receita bruta, para R$ 1,5 bilhão.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?