metropoles.com

Comunicado do Copom trata alta da Selic como “início de novo ciclo”

Com isso, documento indica que novas elevações podem ocorrer nas próximas reuniões do órgão, em novembro e dezembro de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raphael Ribeiro/BCB
imagem colorida diretoria do Banco Central, integrantes do Copom - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida diretoria do Banco Central, integrantes do Copom - Metrópoles - Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O comunicado sobre a decisão de elevar a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), não trata a decisão como algo pontual, mas como um “ciclo ora iniciado”. 

Embora não haja uma indicação clara do que ocorrerá nas próximas reuniões do órgão, em novembro e dezembro, o texto é duro. Diz o documento: “O ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo ora iniciado serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária”.

As projeções para a Selic em 2024, feitas no Relatório Focus do BC, indicam que os juros básicos devem chegar a 11,25% neste ano. Ou seja, a pesquisa, feita com integrantes do mercado financeiro semanalmente, indica um elevação adicional de 0,50 ponto percentual em 2024.

O comunicado também cita que a decisão do Copom de aumentar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano, foi unânime. Ela, portanto, incluiu o presidente, Roberto Campos Neto, e os oito diretores do Banco Central que participam do colegiado. Assim, a medida contou com o aval dos quatro integrantes indicados pelo atual governo, entre eles, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para ser o próximo presidente do BC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?