metropoles.com

Como a turnê de Taylor Swift virou assunto para o Congresso dos EUA

Empresa cancelou a venda de ingressos para turnê da cantora Taylor Swift após atuação de “robôs cambistas”; Senado dos EUA pediu explicações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Mazur/Getty Images
taylor swift show
1 de 1 taylor swift show - Foto: Kevin Mazur/Getty Images

A empresa Ticketmaster, do grupo Live Nation, foi convocada por senadores do Congresso dos Estados Unidos para explicar um problema na venda de ingressos para a turnê “Eras”, da cantora Taylor Swift.

Com uma participação de mercado de cerca de 70% no segmento de venda digital de ingressos para grandes shows no país, a empresa cancelou a oferta de bilhetes para as apresentações da cantora, com o argumento de que bots (robôs) de cambistas teriam prejudicado as vendas no site. As informações são da agência de notícias Reuters.

Segundo a Ticketmaster, a turnê recebeu mais de 3,5 bilhões de pedidos de ingressos de fãs, bots e cambistas. O volume de solicitações acabou lotando o site e esgotando a maior parte dos bilhetes.

Seguidores e fãs da cantora ingressaram com ações judiciais contra a Live Nation, alegando que a empresa havia agido de má-fé, tomando proveito de sua posição de maior vendedora do mercado. Uma investigação foi aberta no Departamento de Justiça americano para apurar o ocorrido.

Desde que a crise foi desencadeada, as ações da Live Nation, negociadas na Bolsa de Nova York, caíram 16%.

A oferta de ingressos nos Estados Unidos tem preços dinâmicos – ou seja, quanto maior a demanda, maior o preço dos bilhetes. Além disso, com o cancelamento das novas datas de vendas, cambistas e fãs que garantiram os primeiros bilhetes chegaram a anunciar os ingressos por mais de US$ 30 mil (mais de R$ 150 mil) em plataformas de revenda.

Depoimento no Senado

“Pedimos desculpas aos fãs, pedimos desculpas à senhora Swift, precisamos fazer melhor e faremos melhor”, disse Joe Berchtold, presidente e diretor financeiro da Live Nation, na audiência promovida no Senado dos EUA ontem (24/1).

O executivo aproveitou a presença diante dos parlamentares e pediu ajuda do governo para combater a atuação de ferramentas bot em sites como o da Ticketmaster.

Em resposta ao pedido, o senador republicano Mike Lee disse considerar pertinente a discussão de “uma nova legislação ou talvez apenas uma melhor aplicação das leis existentes pode ser necessária para proteger o povo americano”.

Outros senadores, como a democrata Amy Klobuchar, apontou práticas adotadas pela Live Nation que desfavoreceriam a concorrência e demonstrou preocupação com o monopólio da Ticketmaster sobre o mercado de ingressos digitais.

Shows no Brasil

A turnê “Eras” de Taylor Swift acontecerá entre março e agosto de 2023 e terá ao menos 27 shows, no total. Segundo informações da mídia especializada em música, é possível que a cantora se apresente também no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?